quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Itinerância do Festival pelo País, mostra na Bahia.







___________________________________________________

CULTURA

Festival de Cinema faz mostra em Jacobina, realiza oficina de cinema e produz filme




Num município em que cultura é tratada com desdém, é até surpreendente que esteja acontecendo o Festival de Cinema. Ontem, sexta-feira, 16, houve o lançamento no Centro Cultural e o evento irá até a próxima semana.

A Casa de Cultura Baiana das Astúrias de Guarujá em São Paulo fez parceria com a Coordenação de Cultura de Jacobina - Prefeitura Municipal - para promover um intercâmbio cultural entre duas cidades de diferenças geográficas e culturais e realizando pela primeira vez na história de Jacobina a primeira mostra de um Festival de Cinema.

O Festival de Cinema Experimental Curta Vida, que aconteceu na cidade de Guarujá no dia 01 de outubro, teve como objetivo promover a inclusão social por intermédio do uso da tecnologia audiovisual, pois de 60 inscritos, sete foram selecionados e ganharam a produção dos curtas metragens que serão exibidos na mostra. Este festival diferenciou-se por ser o único festival de incentivo a produção.A proposta foi incentivar a produção audiovisual e promover a inclusão social dos participantes, propiciando às pessoas comuns (não artistas profissionais) acesso à experimentação da linguagem, e podendo retratar na produção dos curtas-metragens, temas como cidadania, auto-superação, inclusão social, auto-ajuda, fé e religiosidade - mensagens de valor à vida e esperança. A Oficina de Cinema 17 e 19/10 às 17h horas ocorre no Centro Cultural.
Mas a novidade não para por aí. A Casa de Cultura trouxe Tony Valentte, cineasta e dublê de ação para dar uma oficina de cinema de três dias com carga horária de 6 horas. A Oficina abordará como elaborar um roteiro, como fazer um projeto cinematográfico, como produzir, dirigir, lançar um filme e dicas de interpretação para atores que querem ingressar na TV e Cinema.
Filme “Um Brasileiro Sonhador” com gravações de 21 a 26/10/2009Osvaldo Santos, popularmente conhecido como Baiano das Astúrias retorna para sua terra Natal, cidade e Jacobina (BA) onde sua Saga teve inicio, para através da produção de um filme possa homenagear sua terra mãe e pessoas que estiveram presentes no trajeto de sua vida. Objetivando preservar a memória da história cultural de Jacobina bem como o seu povo, destacando as personalidades e acontecimentos históricos. Através de um romance de época que ocasionou o nascimento de uma criança predestinada à integração cultural de jacobina com o Brasil e o Mundo.A trajetória de sua vida apresenta elementos poéticos, históricos e de auto superação, de um homem que acreditou num sonho e foi ao encontro para realizá-lo. O curta-metragem será lançado em 2010 e participará de festivais de cinema pelo Pais e Exterior. E quem participar da Oficina de Cinema poderá fazer parte da produção.
Espera-se que a Prefeitura de Jacobina desenvolva de fato uma política pública de cultura, investindo em boas iniciativas, como, por exemplo, no teatro.

Os produtores da peça "O Bem Amado", Mário e Rosa, estão precisando de apoio para oferecer tão excelente espetáculo aos jacobinenses. E há no município outros projetos culturais precisando de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário