quarta-feira, 15 de julho de 2009

Regulamento

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2º Festival de Cinema Experimental Curta a Vida

Regulamento
Objetivos:

O segundo Festival Amador de Cinema da Comunidade, hoje Festival de Cinema Experimental Curta a Vida, tem como objetivo promover a inclusão social por intermédio do uso da tecnologia audiovisual.
Diferente dos festivais de cinema de curta-metragem, que são realizados no País e Exterior e são festivais de exibição, este festival diferencia-se por ser o único festival de incentivo a produção, pois neste festival os realizadores ganham toda a produção dos curtas-metragens, mediante alguns pré-requisitos e regulamento do festival.
A proposta é incentivar a produção audiovisual e promover a inclusão social dos seus realizadores e participantes, propiciando às pessoas comuns (não artistas profissionais) acesso à experimentação da linguagem, e podendo retratar na produção dos curtas-metragens, um dos temas deste festival que são: cidadania, auto-superação, inclusão social, auto-ajuda, fé e religiosidade - mensagens de valor à vida e esperança.
O Festival tem como público alvo aspirantes à arte e artistas amadores - não sendo voltado a profissionais da área audiovisual. Ou seja, não poderão participar artistas profissionais ocupando o cargo de realizadores, pois só serão realizadores candidatos não profissionais, lembrando que o objetivo do festival é promover a experimentação da linguagem e com isso a inclusão social utilizando a tecnologia audiovisual.
Com a produção dos filmes, almejamos ter histórias que emocionem e motivem as pessoas a viver com mais esperança e, ainda, promover aos seus realizadores a inclusão social, através da visibilidade que as produções conquistarão na sociedade, com a distribuição gratuita dos filmes em escolas, entidades e vídeo locadoras, além da exposição pela mídia.
O Festival de Cinema Experimental Curta a Vida, acontecerá no dia 01 de Outubro de 2009, às 20 horas, com local a definir.

1. Das condições

Parágrafo 0.1

A regra principal deste festival é que todas as sete histórias selecionadas para tornarem-se filmes de curta-metragens devam ser gravadas dentro das dependências da CASA DE CULTURA BAIANO DAS ASTURIAS. Ou seja, os selecionados terão que usar criatividade para ambientalizar suas histórias.

Parágrafo 0.2

O direito autoral da história, assim como da trilha sonora, é de responsabilidade do participante inscrito.

Parágrafo 0.3

Os curtas-metragens poderão ser ficções, baseadas em fatos reais, ou somente ficção. Modalidades como vídeo documentário, animação, vídeo arte, vídeo clipe, entre outras, não poderão participar.

Parágrafo 0.4

Os selecionados ganharão uma oficina preparatória de como produzir um curta-metragem, sobre todas as etapas da produção (roteiro, elaboração de projeto, direção, pré-produção e pós-produção).
A oficina terá duração de 12 horas, sendo realizada em dois domingos do mês de agosto de 2009. Além de selecionado, o realizador poderá levar todas as pessoas do seu grupo para a capacitação.

Parágrafo 0.5

Cada realizador (selecionado) deverá montar sua equipe de produção e elenco, sendo que na parte técnica contará com apoio de uma equipe profissional (direção de fotografia, câmera e microfonista).
Serão usados os seguintes equipamentos: duas câmeras filmadoras mini-dv três ccd, acessórios de câmera e microfone direcional. Para a pós-produção, haverá uma ilha de edição não linear, com técnico operador. Os curtas-metragens deverão ter duração de sete minutos, incluindo créditos.

Parágrafo 0.6

Todas as despesas com cenários, figurinos e elementos de produção dos curtas-metragens ficarão por conta de seus realizadores.
Cada realizador receberá um DVD do Festival, com sua obra inclusa, mais certificado de participação.

Parágrafo 0.7

Serão escolhidos 7 (sete) histórias, sendo que 3 (três) serão escolhidos de pessoas que participam do projeto de inclusão social do NÚCLEO DE CINEMA DA CASA DE CULTURA DO BAIANO DAS ASTÚRIAS e 4 (quatro) das pessoas inscritas que não freqüentam o NÚCLEO DE CINEMA DA CASA DE CULTURA DO BAIANO DAS ASTÚRIAS.

Parágrafo 0.8

A equipe de Curadoria será formada por três componentes, sendo duas pessoas sem vinculo com a Casa de Cultura e outra um técnico do núcleo de cinema da casa de cultura. Essa equipe selecionará as sete histórias que se tornarão curta-metragens. Portanto, o inscrito deverá aceitar sem questionamento a decisão de escolha dos curadores, pois avaliarão principalmente as viabilidades técnicas e tema abordado.

2. Inscrições

As inscrições acontecem de 17 de julho a 10 de Agosto de 2009.
As inscrições estão abertas exclusivamente na Baixada Santista (nove cidades do Projeto Costa da Mata Atlântica).
Para participar os interessados deverão se inscrever pelo e-mail festivaldecinemacurtaavida@yahoo.com.br, colocando nome, endereço, telefone, um resumo (de no máximo 10 linhas) da história do seu filme de curta-metragem e responder as seguintes perguntas: Por que você quer fazer um filme de curta-metragem, sendo os temas, cidadania, auto superação, inclusão social, auto ajuda, mensagens de valor à vida e esperança. Qual é o tema de seu curta? Por quê?

3. Júri e premiação:

A comissão julgadora será composta de até 23 membros que representarão secretarias do poder público, organizações não-governamentais e setor privado. O júri atuará de forma independente, seguindo premissas adotadas em conjunto com a direção do 2º Festival Amador de Cinema da Comunidade, hoje Festival de Cinema Experimental Curta a Vida.

4. Premiação:

Serão entregues 11 troféus aos participantes vencedores que forem eleitos pelos jurados e um por votação do público no local. Para a votação do público serão distribuídas cédulas com o nome dos curtas, cada um com uma cor diferente. O público destacará o nome do curta da cédula e colocará na urna.
A equipe da produção do festival recolherá as urnas. Elas serão abertas e os nomes serão contados na frente de dois representantes de cada curta concorrente. O curta que obtiver o maior número de votos será o vencedor do júri popular.

Serão premiadas as seguintes categorias:

Roteiro

Diretor

Ator

Atriz

Ator Revelação

Atriz Revelação

Melhor Filme

Melhor Filme Júri Popular

Filme Revelação Criativa 2009

Troféu Prêmio Especial Festival de Cinema Curta Vida (dois)

Este ano, o Festival homenageará Dedé Santana e Renato Aragão com o troféu Amacio Mazaroppi, pela contribuição com o Cinema Nacional.

5. LOCAL DE REALIZAÇÂO DO FESTIVAL E EXIBIÇÃO DOS CURTAS:

A definir


FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome: ___________________________________________________________________________

Telefones: ___________________________________________________________________________

E-mail: ___________________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

Nome do filme: ___________________________________________________________________________

Ficha técnica será elaborada após a produção do filme e anexada à inscrição.

O inscrito deverá rubricar cada lauda do regulamento.


6. Dos direitos autorais da obra audiovisual

O realizador autoriza e licencia a Casa de Cultura Baiano das Astúrias, bem como a direção do Festival, a distribuir gratuitamente seu filme no DVD do Festival de Cinema Experimental Curta a Vida, por escolas e instituições, a fim de promover e exibir as obras em todo território nacional e exterior, por tempo indeterminado.
Através da presente licença, o realizador e/ou produtor autoriza a Casa de Cultura Baiano das Astúrias a utilizar a obra livremente, bem como seus extratos trechos ou partes, podendo, exemplificativamente, adaptá-la para fins de produção de obras audiovisuais novas, para utilizá-la para produção de matéria promocional em qualquer tipo de mídia, inclusive impressa, seja para fins de divulgação da obra; em qualquer tipo de suporte material, CD ("compact disc'), CD ROM, CD-1 ('compact-disc'interativo), DVD ("digital vídeo disc") e suportes de computação gráfica em geral, ou armazená-la em banco de dados, transmiti-la via rádio, internet e/ou televisão aberta, exemplificativamente UHF, VHF, e satélite, bem como independentemente da modalidade de comercialização empregada, independentemente das características e atributos do sistema de distribuição, abrangendo plataformas analógicas ou digitais, com atributos de interatividade, ou não, promover ações de merchandising ou veicular propaganda, disseminá-la através da lnternet, e proporcione à Casa de Cultura Baiano das Astúrias alguma espécie de vantagem econômica.

Por meio desta declaração autorizo a Casa de Cultura Baiano das Astúrias, bem como qualquer veículo de mídia eletrônica e impressa, a veicular o curta _______________________________________________________, que foi idealizado por mim e produzido pela Casa de Cultura Baiano das Astúrias, através do festival 2º Festival Amador de Cinema da Comunidade, hoje Festival de Cinema Experimental Curta a Vida a fim de promover minha obra audiovisual e a realização do evento.
Também autorizo a veiculação de fotos do filme e uso da minha imagem e nome na divulgação, publicidade e comercialização em mídia impressa e eletrônica, a partir da assinatura desta declaração.
Pois esta declaração é fruto da minha livre vontade, assegurando também que todas as informações são verdadeiras.
Declaro estar de acordo com o regulamento do 2º Festival Amador de Cinema da Comunidade, hoje Festival de Cinema Experimental Curta a Vida e que as informações aqui apresentadas são verdadeiras.
_______________________, de _____________ de 2009.

___________________________________________________

assinatura





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